![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqY2GXxQojK_hfa3N-5CTBG5jGZFPBKq9WPnUxTezkOou7fHqpWQ7e6ka8SSB2l5zksbInlS3xN_a1VxBoPG_QrOuXPEh6xCNE8B9x-R-QkYOjNhsZM_XYqpeRCqTkYICDPj2-GUEj5Mc/s320/aliny+mariny.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZMVRVwoH5rbWMWKQfjGb4-zjpDDQSnVH6hBnT5SCfrVExGg44On5trVhsNv7gHCVUUxgM75TjEBz-ZmHSzIVBO3EDKUHkkQiT6HTbX-V4DGjsEPTWhajCfvWiaDlwkVFZwt-SaC5F3OE/s320/oesler.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqkXeYZG98soGKm7FjtkhJtO9kivn3CLGS_CdjtMxkevoh-WRrZA2AfaDo7GVQfqSlKD9Ohqymyav7JQ6pPylHeRCTrGIGTdWGwvWcbm8un1ezMWwhbNdzljti214uiIouPKA5GCjTrVA/s320/aliny.jpg)
As políticas de saúde e de educação vêm construindo, ao longo da história, aproximações e afastamentos, os quais têm produzido experiências que refletem encontros e desencontros, passamos a refletir sobre o eixo " A escola e a Saúde". Há sem dúvida, um crescimento da violência nas ultimas década, a considerá-la como fenômeno de saúde pública. A violência manifesta-se no cotidiano de diferentes formas e em graus diversificados, comprometendo a saúde física, mental e espiritual das pessoas e também pondo em risco a segurança do próprio planeta Terra. Os números da violência e o impacto da segurança na vida das pessoas apontam para a necessidade de uma articulação entre saúde e educação, com vistas ao desenvolvimento pessoal e social, bem como à defesa e à promoção dos direitos humanos. Importa compreender as motivações para a violência, suas raízes e as formas para a prevenção e reabilitação da pessoa vitimada e do agressor, mas, sobretudo, temos a tarefa educativa de promover uma cultura de paz. Não podemos mais conviver com a exclusão, com a negação de identidades singulares, com a perda da autoestima e com o desperdício dos potenciais de crianças, adolescentes e jovens, que terminam se assumindo como causadores de seu próprio "fracasso". precisamos garantir na prática, não apenas o acesso , mas também a permanência dos educandos na escola.Hoje, aqui e agora eles precisam ter seus direitos garantidos pra crescerem dignamente. quando isso ocorre, há uma resposta positiva.